20 de junho de 2011

Caveiras: nasce um clássico da moda

Pode apostar: a caveira, tal e qual a pérola, vai se tornar um clássico da moda. Culpe nomes grandes como Alexander McQueen e Alexandre Herchcovitch, que além de terem o símbolo da morte como marca registrada, fizeram dele item fashion.
Status de arte, ela já ganhou. Um bom exemplo é o famoso crânio do inglês Damien Hirst, todo cravejado de diamantes, que foi vendido por 100 milhões de dólares em 2007 - a obra inclusive inspirou as estampas das camisetas desenvolvidas pelo artista para a Levi's, parte de uma coleção lançada em maio lá fora, que chega por aqui em dezembro. Mas depois que a moda se apropriou da caveira e jogou fora seu significado, ela ficou incapaz de assustar até a mais inocente usuária de saia godê.

Atualmente, o efeito é bem o contrário: o desenho tem atraído mais e mais fashionistas. McQueen, por exemplo, lançou lenços estampados de caveira há três anos, mas eles sumiram do estoque do site de vendas online Net-a-porter no início deste novembro. O feito coincidiu com o lançamento de um novo colar-relógio de Marc Jacobs, também de caveiras.

Dá para ir além da alta moda. Pat Falcão, designer de semijóias, há dois anos tem montado uma pequena linha com o desenho, que considera um dos hits da marca. Sozinha ou misturada a cerejas e corações, suas caveiras chegam até a ser românticas. “Gosto de deixá-las delicadas, ou com um certo humor, para não ficar um clima muito dark”, conta. “Dificilmente alguém chega procurando por isso, mas quem bate o olho, quer na hora”.

Até a Hello Kitty entrou na onda e ganhou estampa de caveira, numa coleção limitada no exterior. Mas, quem diria, ela também foi parar em camisolas e pijaminhas. Então, é oficial: a caveira não tira o sono de ninguém. Veja onde mais ela foi parar na galeria ao lado.
Fonte: Chic News





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