21 de abril de 2011

Doce Reino de Maria Antonieta

O coordenador de moda do Senac/RS Márcio Weiss, surpreendeu na Chocofest em Gramado com a criação do desfile "Reino de Açúcar", inspirado na rainha da moda Maria Antonieta. Os 10 looks foram confeccionados de açúcar, enfeitados com cerca de seis mil confeitos, entre pasta americana, marshmallow, goma americana, chantily e glacê real. Mais de 200 pessoas assistiram ao desfile.
Exuberante e cheia de vitalidade, Maria Antonieta realizava suntuosos bailes de máscara e jantares. A rainha buscava sempre novidades na moda e encomendava suas roupas em diferentes costureiros da época. Foi ela que incentivou a moda parisiense, berço da alta costura, a trocar de coleção a cada estação no século XVIII. O rococó, estilo marcado pelo exagero, é outra herança da monarca. Para o desfile, o Senac-RS trabalhou todos os detalhes de babados e flores com açúcar. Os sapatos brancos, por exemplo, ganham detalhes do rococó aplicados de glacê.
Além da moda, a gastronomia também era bastante apreciada por Maria Antonieta que permitia que os súditos, desde que bem vestidos, assistissem seu jantar com o então príncipe. Entre as delícias servidas no banquete, estavam os Macarons, doce preferido da Rainha. Colorido artificialmente, o bolinho, crocante por fora e macio por dentro, é uma das iguarias mais marcantes no filme dirigido por Sofia Coppola, que retrata a trajetória de Maria Antonieta. Além dos doces, os quais formam as roupas do desfile Doce Reino de Maria Antonieta, a tabela de cores da coleção também é baseada no filme.




Nenhum comentário: